Thursday, December 09, 2004

Anti-Virus....

.. ao pensar em proteger um PC, por norma recorro ao Anti-Virus da "moda" na altura...

Depois acabo sempre por chegar à conclusão que é muito lento, não se actualiza como deve ser e só ajuda a "aterrar" ainda mais o computador...

:( E fico chateada, pois claro!

Actualmente a minha opção recai sobre o AVG (http://free.grisoft.com/doc/1/lng/us/tpl/v5) que, para além de não ser muito "pesado", tem uma versão totalmente free.

Devo confessar que deste ainda não me fartei, e pelos vistos não me vou fartar tão cedo pois não sou a única a pensar assim.

Enviaram-me um link com uma review de 10 anti-virus e apesar de se tratar de uma análise comparativa entre as versões comerciais, o AVG é medalha de bronze.... o que não é nada mau... :)

Já agora? Conhecem o BitDefender? Se calhar vale a pena conhecer... http://www.anti-virus-software-review.com

5 comments:

Bytec0de said...

Eu uso o Gentoo :D
Tem uma desvantagem... Não tem um install shield e demora algum tempo a instalar. A vantagem é que não preciso de fazer updates constantes...

ferragamo donna said...

Ora bem visto... um anti-virus que até trás (estilo bónus) um SO em attachment.... :P Muito bem!

É claro que os anti-virus aqui apresentados apenas fazem sentido no mundo Windows --> Microsoft e sim é necessário andar a fazer updates constantes....

No entanto, não me parece boa política deixar software na prateleira sem lhe ir fazendo upgrades regulares. E parece-me que o gentoo não deverá ser uma excepção. É conveniente actualizar o SO, o anti-virus, os simples utilitários que vulgarmente utilizamos.. isto já para não falar de ir fazendo uns "upgrades mentais" :) porque senão caímos "em desgraça"!

PS-> Não me interpretem mal... É como eu costumo dizer: Há experiências pelas quais devemos passar pelo menos 1 vez na vida: instalar o gentoo... é apenas uma delas! ;)

Bytec0de said...

Tens razão. Uma das experiências que devemos experimentar 1 única vez na vida é utilizar o Windows como SO servidor :)
Não me interpretem mal.... o Windows é um "excelente" SO para utilizadores finais que não sabem, não querem ou não precisam de saber nada sobre SO. Apenas querem correr o programa que copia DVDs, CDs e as aplicações de partilha tipo Emule, Bittorrent ou Kaaza. Outra excepção são os utilizadores que trabalham com ferramentas de edição gráfica, vídeo e áudio (mas aí acho que Adobe + Mac OS fazem uma parelha imbatível).
Quanto ao mercado empresarial a história é outra (ou deveria ser)... mas isso é apenas a minha opinião.

ferragamo donna said...
This comment has been removed by a blog administrator.
ferragamo donna said...

ai... ai... ai...

Então a experiência nesse caso é um pouco levada pelo sítio onde se trabalha, os administradores de sistemas têm que trabalhar com aquilo que a sua empresa/instituição trabalha!

Se é certo que administrar sistemas windows consegue ser uma verdadeira dor de cabeça, o mesmo se consegue dizer para o caso dos sistemas linux/unix.... Acima de tudo é preciso conhecer muito bem o sistema operativo.

Tanto um como o outro têm falhas e devemos ter isso em conta! Não há soluções perfeitas!

Entretanto devo dizer que me parece que os sistemas windows estão a evoluir a passos largos para conseguirem estabilizar e quem sabe minimizar a quantidade de updates necessários para que consigam funcionar a 100% e de forma segura.

Além disso há sempre aquela quantidade anormal de patches que são necessários incluir para que a distribuição unix esteja funcional...

:) Mas não quero de forma nenhuma tomar um partido, porque nenhum dos lados me paga para fazer publicidade!