Wednesday, June 09, 2004

Ser português...

ser português NÃO É SÓ comprar um jornal no dia 10 de Junho, porque nesse dia ele vem com um brinde: uma bandeira de portugal (motivo nacional de orgulho), que agora pelos vistos é "moda e fica bem" em toda a boa casa portuguesa. ;)

ser português NÃO É SÓ apoiar uma selecção nacional de futebol que nos próximos dias terá entre mãos a complicada tarefa de evitar, acima de tudo, terminar o campeonato europeu antes dos quartos de final.

ser português é ACIMA DE TUDO fazer uso da nossa elevada capacidade crítica e ajudar na decisão que vai levar os representantes de Portugal ao Parlamento Europeu, decisão essa que vai ser tomada no próximo domingo, dia 13 de Junho.

Choca-me o facto de ouvir alguém muito próximo de mim e com a minha idade (not so old...) dizer "Não me vou dar ao trabalho de ir votar porque não estou para ir lá escolher candidatos para 'tachinhos' que são muito bem pagos", e esta, parecer ser a opinião generalizada do país...

Ainda hoje foi apresentado um livro/estudo sobre comportamento eleitoral em que os seus autores concluiram que metade dos jovens eleitores são abstencionistas. Dizem os autores que em princípio a falta de interesse em votar se deve à falta de confiança na camada política em geral.

De facto, confiar em quem quer que seja é complicado (confiar nos políticos =/).
De facto, o meu voto importa e faz a diferença (nem que seja para demonstrar que me preocupei o suficiente para mostrar que é impossível escolher uma das alternativas que me são apresentadas).
De facto, os 'tachinhos' muito bem pagos existem e vão efectivamente ser ocupados por alguém.
De facto, porque não escolher alguém para ir ocupar o 'tachinho' que tenha algo de novo para dizer? Alguém que não se "cale", alguém que não acene com a cabeça nem faça vénias à supremacia de países economicamente superiores ao nosso?
De facto, porque não tentar que um dos 'tachinhos' muito bem pagos seja ocupado por alguém com muito para dizer? Alguém que faça ouvir a nossa voz e que se mostre minimamente irreverente, que lute pelos seus ideais?
De facto, o mundo não é perfeito, e eu também não. Eu também podia ir ocupar um dos 'tachinhos', aliás, qualquer um podia ocupar um dos 'tachinhos', mas não vamos....

Então, pelo menos, que possa escolher quem vai! :)

5 comments:

Bytec0de said...

Muito bem. 5*

O problema deste sistema político (e se calhar de todos) é que se vota pela cor partidária independentemente das qualidadades (ou falta de) dos elementos que pertencem à lista. Das poucas vezes que me abstive foi por esse motivo (apesar de recentemente ter mudado de atitude). Em Leiria isso é flagrante. QQ idiota desde que pertença ao PSD ganha as eleições. Na minha aldeia chegam a ir buscar os velhinhos a casa e "ensinam-os" onde colocar a cruzinha.

Ao contrário das últimas eleições europeias, este ano faço questão de votar. Primeiro por estar contra este governo, segundo porque cada vez mais o nosso futuro é decidido no Parlamento Europeu. Depois de ter analisado o trabalho dos vários partidos (eu preferia que fossem pessoas) cheguei à conclusão que a CDU tem feito um trabalho impecável no Parlamento Europeu (contra a lei das patentes, dos OGMs, etc).
O meu apelo é que votem em branco, na CDU, no BE mas não votem nem em PS ou PSD (esses 2 partidos só alimentam lobbys).

Anonymous said...

"Ainda hoje foi apresentado um livro/estudo sobre comportamento eleitoral em que os seus autores concluiram que metade dos jovens eleitores são abstencionistas. Dizem os autores que em princípio a falta de interesse em votar se deve à falta de confiança na camada política em geral."

Um exemplo ... eu ainda nem sequer estou recenseado. Nem faço intenções de me recensear por enquanto. Não quero exercer o meu direito de voto. Para mim isto é tudo uma fantochada com a qual eu não quero ter nada haver. Até aos meus 18 anos(altura em que supostamente nos recenseamos...não é?) fiquei farto de ver e ouvir idiotas a dizerem que fazem isto e aquilo mas no fim se vê que são todos iguais. Quando me disseram para me recensear eu pensei apenas ... para quê? Sim .. é provavelmente a atitude errada, eu sei. No entanto, avisem-me quando a maioria dos portugueses estejam prontos para mudar. Acho que esse é o grande problema, as pessoas têm medo de mudar.

My 2 cents.
Manager
(p.s: De vez em quando ESTE blog passa-se da cabeça quando o leio no mozilla :o !)
(p.s.2: parabéns pelo blog :))

ferragamo donna said...

Eu já ganhei algumas eleições quando fiz parte do partido mais votado "a abstenção"... :)
Nessa altura andava "desiludida" porque me apercebi que de facto "eles são todos iguais"! :(

Mas agora levanto algumas questões para as quais ainda não tenho resposta... nem sei se alguma vez terei...
Não seremos todos iguais? E se eu fosse para um destes 'tachinhos' não faria a mesma "figurinha" que alguns fazem?

O que ia tentar fazer, se para lá fosse, era que ao menos alguém me ouvisse.... que alguém prestasse atenção ao que tinha para dizer, porque de facto o que eu ia querer era o melhor para o país.... O melhor de acordo com aquilo que EU penso... Aqui é que entra aquela máxima: "Todos diferentes, todos iguais".

No entanto, sei que mesmo que só quisesse o melhor para o país, ia ter que tomar decisões que não iam agradar a toda a gente (provavelmente até teria que tomar algumas decisões com as quais nem eu própria concordava mas que seriam as mais acertadas, dada a conjuntura actual)... afinal de contas... é bastante mais fácil dar opiniões do que tomar decisões...

Percebo perfeitamente o ponto de vista de "não vale a pena", mas não será este ponto de vista o que melhor define alguém que desistiu e que já não quer mudar?

Somos a força deste país e devemos dar o exemplo... Para domingo já não dá tempo, mas se calhar era de considerar um recenseamento para as próximas eleições! ;)

Parece-me que quem se preocupa o suficiente para ter opinião acerca destes assuntos deve considerar que não se perde muito tempo a meter um papelito, com uma cruz - opcional - dobrado em 4 numa urna.

Manager said: (p.s: De vez em quando ESTE blog passa-se da cabeça quando o leio no mozilla :o !)

É natural... é do nome! :)

Manager said: (p.s.2: parabéns pelo blog :))

Obrigada e retribuo, aliás devo dizer que este blog não tem (e dificilmente vai ter) um grafismo decente, ao contrário de outros que existem nas redondezas e que possuem um aspecto altamente profissional e original (que é como quem diz, o blog do Manager está muito giro!;) )

ferragamo donna said...

Manager said: "Mas também sempre ouvi dizer que quem não arrisca, não petisca!"

Pois é verdade! E hoje arrisquei, só espero que Portugal também tenha arriscado.

Manager said: "Um dos problemas também não será que muita gente não perde muito tempo a pensar em quem votar?"

Pois mas isso aí é um problema complicado de resolver... As pessoas têm acesso a muita informação, cada vez a mais informação, e chegam a um ponto que não sabem o que hão de fazer com tanta informação. :(

Manager said: "No entanto ...parece mesmo que existe um problema qualquer com a template porque por exemplo, no Firefox em Linux a página nem sequer é renderizada!"

:( este problema está em estudo...

Manager said: "p.s: É óbvio que se alguma vez quiser mudar o aspecto do blog para algo sem ser as templates existentes aqui, eu estarei cá para ajudar se for preciso."

Ok. Obrigada e já sei quem vou "chatear" quando (e se) alterar o aspecto do meu blog. ;)

ferragamo donna said...
This comment has been removed by a blog administrator.