Será uma questão de manter o nível da credibilidade da profissão? Ou será que os engenheiros são totalmente adversos a andar convenientemente "arrumadinhos". :)
Num mundo onde a imagem "vende" acima de tudo e onde é difícil ficar imune às pressões da sociedade para que se cumpra o famoso "parecer bem": a espécie "engenheiros" surge como uma espécie em vias de extinção... Indiferentes a estas pressões, os engenheiros continuam com a sua política de imagem ou de falta dela, em algumas situações.
Uma questão importante, a meu ver, reside em descobrir se este mito do "engenheiro == pessoa mal vestida == génio" não será simplesmente uma forma de "vender" a genialidade de alguns engenheiros, sem atender ao que verdadeiramente importa, ou seja, às suas verdadeiras capacidades de engenharia?
Monday, November 08, 2004
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
Acho que o mito genialidade == pessoa mal vestida não está propriamente ligada à engenharia mas estende-se a todos os ramos da actividade científica (e não só). Os grandes -- pensadores ou cientistas -- preocupam-se mais com o seu trabalho do que propriamente o seu vestuário. E nessa perspectiva o mito acaba por ter algum fundo de verdade (basta ver algumas fotos dalguns génios...)
Agora não se pode concluir é que se um Eng. anda mal vestido é um génio :). Principalmente como os ordenados actuais...
E por falar em engenheiros...
Um tipo vai a caminhar pela rua quando, de repente, um assaltante, mascarado, lhe aponta a arma e lhe diz:
- Passa o relógio!
O coitado dá-lhe o "Rolex" falso e o gatuno reclama:
- O que é isto? Esta merda vende-se na Feira da Ladra por 5 euros!
- Passa, mas e a carteira, porra!
O pobre do homem alcança a carteira de plástico, imitação de Pierre Cardin e o assaltante descobre 3 bilhetes pré-comprados de autocarro, 2 senhas refeição e 2 euros. O ladrão, já meio furioso, agarra-lhe nos colarinhos e diz-lhe:
- És uma bela bosta, pá...! O teu fato esta gasto, os teus sapatos estão piores e a única coisa que parece que presta e uma reles imitação barata!
- Afinal, que merda é que fazes na vida?
O tipo responde, quase a chorar:
- Sou engenheiro!
E o ladrão, tirando a máscara, pergunta com um sorriso simpático:
-A sério??? Qual era a tua turma?
:) - Ok. Não tarda muito andam para aí a dizer que os engenheiros são ladrões... :) (os ordenados não são assim tão maus...)
Em relação ao facto dos engenheiros terem mais com que se preocupar... concordo... só que me parece que há cada vez mais pessoas a tirarem partido dessa questão de (falta de) imagem para transparecerem algo que não são... apenas pela questão de que se tornam mais credíveis...
Aliás, lembrei-me disto quando vi que o Dilbert até tentou ir "bem arranjadinho" à reunião com os clientes, e mandaram-no trocar de roupa... para que "pudesse parecer" um génio.
É óbvio que as prioridades das pessoas são diferentes mas há que ter algum cuidado com posições demasiado extremistas. O facto é que, se olharmos para um engenheiro e o colocarmos lado a lado de um gestor/advogado/médico conseguimos facilmente perceber qual é o engenheiro, e só pelo aspecto....
Não é uma coisa que me incomode muito, ser rotulada de engenheira pela forma como me apresento, mas o facto é que o sou... e às vezes gostava de não o ser.. só isso! :)
Post a Comment